Relaxamento viscoelástico da lei de potência dupla de células vivas codifica tendências de motilidade

Relaxamento viscoelástico da lei de potência dupla de células vivas codifica tendências de motilidade

4 de agosto de 2023

Jeanlex Soares de Sousa é Professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará e seus interesses atuais de pesquisa são propriedades eletrônicas e ópticas de nanoestruturas, eletrônica molecular, modelagem de dispositivos quânticos e bio-nanotecnologia. Jeanlex é um dos autores do artigo ”Relaxamento viscoelástico de lei de potência dupla de células vivas codifica tendências de motilidade”, publicado no periódico Sci Rep 10, em 2020.

Resumo: As células vivas estão constantemente trocando impulso com o seu ambiente. Até o momento, não há consenso sobre como as células respondem a esses estímulos externos, embora isso revele muito sobre suas estruturas internas, motilidade e surgimento de distúrbios. Aqui, relatamos que doze linhagens celulares, variando de fibroblastos saudáveis ​​a células cancerígenas, mantêm um relaxamento viscoelástico de lei de potência dupla onipresente compatível com o modelo viscoelástico Kelvin-Voigt fracionário. Medições de Microscopia de Força Atômica no domínio do tempo foram empregadas para determinar os parâmetros mecânicos, ou seja, os expoentes de relaxamento rápido e lento, a escala de tempo de cruzamento entre os regimes de lei de potência e a rigidez da célula. Essas quantidades dependentes de células mostram forte correlação com suas propriedades coletivas de migração e capacidade de invasão. Além disso, a escala de tempo de cruzamento define a escala de tempo mais rápida para as células realizarem suas funções biológicas.

Autores: JS De Sousa, RS Freire, FD Sousa, M Radmacher, AFB Silva, MV Ramos, ACO Monteiro-Moreira, FP Mesquita, MEA Moraes, RC Montenegro, CLN Oliveira.

Leia o artigo aqui.

Compartilhar


Veja também