Estudo piloto do efeito da fotobiomodulação terapêutica na dor pós-operatória em artroplastia do joelho

Estudo piloto do efeito da fotobiomodulação terapêutica na dor pós-operatória em artroplastia do joelho

4 de agosto de 2023

Marcelo Sousa é PhD em Física (USP), com ênfase em Neurofísica, foi Pesquisador Visitante na Harvard Medical School e atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundador da startup brasileira Bright Photomedicine, é um dos autores do artigo “Estudo piloto do efeito da fotobiomodulação terapêutica na dor pós-operatória em artroplastia do joelho”, publicado no periódico Revista Brasileira de Anestesiologia, em 2022.

Resumo: Nove participantes que passaram por uma cirurgia de artroplastia primária total do joelho (ATJ) são submetidos à raquianestesia, sedação, obturador guiado por ultrassom, analgesia com bloqueio do nervo femoral e terapia de fotobiomodulação (TFBM), foram avaliados quanto à dor pós-operatória e consumo de morfina. As sessões de TFBM foram realizadas durante o Pós-operatório Imediato (POI) e após 24 horas. Os participantes receberam 16,7±15 mg de morfina até o terceiro dia de pós-operatório. Durante o POI, o escore médio de dor foi de 4,8 ± 3,2 e 5,6 ± 3,5, em repouso e em movimento, respectivamente. A terapia de fotobiomodulação pode ser considerada uma opção para atenuar a dor em pacientes submetidos a ATJ.

Autores: Marcia Uchoa de Rezende, Bruno Butturi Varone, Diego Ferreira Martuscelli, Guilherme Pereira Ocampos, George Miguel Goes Freire, Nathali Cordeiro Pinto, Marcelo Victor Pires de Sousa.

Leia o artigo aqui.

Compartilhar


Veja também