A Ciência Pioneira apoia projetos específicos que dialoguem com as áreas de biologia molecular e celular, física e matemática da biologia ou neurociência e cognição, tenham espírito maverick e sejam desenvolvidos em laboratórios próprios ou em instituições parceiras.
Esses projetos são apoiados por meio da cessão de bolsas para pesquisadores, da compra de insumos e equipamentos e do suporte financeiro para publicações em periódicos científicos.
Os projetos discricionários não têm seleção aberta: são escolhidos por busca ativa do comitê executivo da Ciência Pioneira.
No momento, temos projetos apoiados em duas áreas:
A biologia quântica surge no encontro de duas grandes áreas de conhecimento: a biologia, que estuda a vida e os organismos vivos, e a física quântica, que trata de fenômenos que ocorrem na esfera atômica ou subatômica — ou seja, em escala menor que a do átomo, como elétrons, prótons e fótons. Trata-se de um campo novo e promissor, com grande potencial de gerar novos conhecimentos importantes para diversas áreas. Dentro desse tema, a Ciência Pioneira apoia, atualmente, dois projetos:
Nós, humanos, estamos acostumados a perceber a luz no cotidiano. Será, no entanto, que percebemos as propriedades quânticas da luz?
Desenvolvido em parceria com a UFRJ, a UFMG e o IDOR, este projeto investiga se somos capazes de notar fenômenos, a exemplo da superposição e do emaranhamento de imagens quânticas. E, se tivermos essa capacidade, como a luz quântica pode gerar respostas comportamentais ou experiências conscientes.
Integrantes
Naturalmente multidisciplinar, a biologia quântica atrai estudantes e pesquisadores de diversas formações. Para criar um ambiente produtivo e vibrante de troca de ideias e atualizações, a Ciência Pioneira apoia a Comunidade QBio – um grupo de cientistas que mantêm conversas permanentes sobre biologia quântica. Entre as ações da comunidade estão as temporadas de webinars sobre o tema. Confira as duas edições realizadas.
Integrantes
Área de estudo que busca compreender como as crenças são formadas, mantidas e modificadas, e como elas afetam o comportamento e o bem-estar humano. Neste apoio, a Ciência Pioneira mantém um laboratório sobre o tema.
Integrantes
Compartilhar