flores de dentes de leão com gotículas de água

Vídeos da Série Introdução à Biologia Quântica

15 de setembro de 2023

A Série Introdução à Biologia Quântica é o primeiro projeto sobre esse tema realizado em português e liderado pela Equipe Quantum Bio BR.

A Equipe Quantum Bio BR é composta pelo Dr. Marcelo Sousa, CEO da Bright Photomedicine e pesquisador associado ao IDOR e os doutorandos Pedro Alvarez (Instituto de Física Gleb Wataghin) e Matheus Araña (École Polytechnique de Paris) que estão conduzindo de forma dinâmica e inovadora a série para um público amplo e diversificado.

5 º Episódio: O futuro da Quantum Bio: Techs e Inovações

No dia 19 de outubro recebemos Clarice Aiello (UCLA), Catxere Casacio (University of Surrey) e Gabriel Aguillar (UFRJ). Neste último episódio da série Introdução à Biologia Quântica, exploramos as inovações tecnológicas que estão moldando o futuro desse campo científico fascinante. Os nossos convidados experientes nos guiaram por uma jornada de descoberta, revelando o estado atual das pesquisas e das aplicações práticas emergentes que prometem revolucionar a medicina e a biologia.

“O século 20 testemunhou, em termos de aplicações, o florescimento da química medicinal, marcando uma era na farmacologia e no desenvolvimento de uma indústria multitrilionária que essencialmente se baseia na aplicação da química para produzir efeitos biológicos, muitos dos quais têm propósitos terapêuticos.” – palavras do nosso host Marcelo Sousa.

Pedro Alvarez mencionou a radioterapia, para o tratamento do câncer como um exemplo notável de como a física medicinal já está em ação.

Nessa linha, Clarice disse que já foi demonstrado que campos magnéticos fracos podem alterar o funcionamento de canais iônicos nas células, abrindo novas possibilidades para futuros tratamentos.

Um participante perguntou se no futuro a Biologia Quântica poderá auxiliar no tratamento da saúde mental.

Catxere responde com otimismo: “Ainda não entendemos completamente o funcionamento do cérebro, mas a Biologia Quântica tem o potencial de auxiliar no entendimento de todo o nosso corpo. Tenho confiança de que isso irá contribuir para o desenvolvimento de tratamentos para saúde mental no futuro.”

Para finalizar, Gabo falou que estamos à beira de uma segunda era de tecnologias quânticas, com computadores e sensores quânticos, que prometem auxiliar no desenvolvimento da Biologia Quântica.

Clique na imagem abaixo para assistir ao 5º episódio:

4 º Episódio: Quantum Bio no Corpo Humano

No dia 05 de outubro recebemos Francisco Laurindo (In-Cor – USP) e Guilherme Brockington (UFABC – IDOR).

Será que buscamos respostas sem compreender completamente as perguntas?

Essa sábia reflexão trazida por Laurindo incrementou nossa conversa que foi parar no mundo dos Geeks: “Quem já leu  ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ sabe que, ao perguntar qual é a pergunta para a resposta sobre a vida,  a resposta é 42!” – comentou nosso host Marcelo Sousa.

Guilherme contou que sua missão é fazer com que as pessoas parem de odiar a física. E se divertiu ao dizer que: “Física é a segunda melhor coisa da vida”! Para ele a  Biologia Quântica é fascinante por ser controversa e especulativa. A mecânica quântica governa o comportamento das partículas subatômicas, e dado que tudo é composto de átomos, sua influência está presente em todos os lugares.

Um participante perguntou se poderíamos identificar efeitos quânticos em dados epidemiológicos para avaliar o impacto da exposição à radiação de celulares na saúde das pessoas.

Laurindo afirmou que é possível investigar os efeitos da radiação eletromagnética nas células, mas estudos epidemiológicos enfrentam desafios na padronização devido à variabilidade na exposição. Curiosamente, experimentos iniciais sugerem que a dose do campo magnético não se correlaciona diretamente com a resposta celular, pois campos mais fracos parecem ter efeitos notáveis.

Marcelo ressaltou a complexidade quando se trata do corpo humano e a natureza não produz energia excedente, tudo é direcionado para as necessidades vitais das células.

O nosso doutorando Matheus Araña comentou como é interessante como os seres vivos conseguem gastar energia para manter um baixo de entropia.

Clique na imagem abaixo para assistir ao 4º episódio:

3º Episódio: Fundamentos da Física Quântica

No dia 28 de setembro reunimos 3 físicos brasileiros brilhantes! Os professores Daniel Felinto (UFPE), Marcelo Paleologo (UFRJ) e Marcos de Oliveira (UNICAMP).

“Estou maravilhado em saber que existe uma forma nova de ensinar física quântica”- disse o nosso host Marcelo Sousa durante a sessão quando os professores explicaram uma abordagem nova na compreensão da física quântica.

Paleologo ressaltou a transição significativa no estudo da física quântica. O estudante deste século não precisa mais apenas ouvir sobre os postulados de forma abstrata, mas podem relacioná-los a experimentos práticos que testam essas propriedades.

Daniel afirmou que reconhecer a mecânica quântica em situações cotidianas é também um movimento contemporâneo. Isso inclui experimentos mais controlados para esclarecer teorias e isolar seus efeitos, bem como a emergente exploração dos efeitos quânticos em sistemas mais triviais. 

Um participante perguntou se a matemática ensinada na graduação da área de biológicas é suficiente para tornar a assimilação da quântica possível.

O nosso doutorando Matheus Araña informou ser importante uma boa noção de álgebra linear e cálculo diferencial integral.

Marcos acrescentou que vários conceitos são cruciais, independentemente da matemática. Na popularização da física quântica, ele destacou a importância de desmistificar conceitos incorretos provenientes de fontes não acadêmicas e de construir uma base sólida de compreensão. 

Clique na imagem abaixo para assistir ao 3º episódio:

2º Episódio: Ciência e Pseudociência

No dia 21 de setembro recebemos Adilson Oliveira (UFSCar), Bruss Lima (UFRJ) e Leandro Tessler (UNICAMP).

O nosso host Marcelo Sousa concluiu: “O debate de hoje foi excelente. Histórico! Um episódio atemporal.”

Bruss expressou seu fascínio pela ciência e enfatizou que os cientistas de hoje não podem mais ficar presos em seus laboratórios. Ele tem se esforçado para se comunicar com o público e inspirá-lo sobre ciência.

Cazuza, citado por Tessler:  “ A ciência é a melhor maneira de testar se suas ideias correspondem aos fatos”. Ele apontou que a fé é uma vantagem evolutiva humana, mas a ciência questiona crenças, destacando a necessidade de entender a diferença entre ciência e pseudociência.

Nosso doutorando Pedro observou que pessoas podem aderir a pseudociências para se encaixar em grupos sociais.

Para Adilson a cada avanço no conhecimento, surgem novos desafios e perguntas. Citou Arthur Clarke, o renomado escritor, que afirmou que um conhecimento científico avançado em uma sociedade primitiva pode ser percebido como magia e bruxaria.

Clique na imagem abaixo para assistir ao 2º episódio:

1º Episódio: Desvendando o que é Biologia Quântica

No dia 14 de setembro recebemos o Dr. Sérgio T. Ferreira, Diretor Científico da Ciência Pioneira, que fez a abertura do projeto e comentou sobre a iniciativa Ciência Pioneira.

A Dra. Clarice Aiello (UCLA) e a Dra. Catxere Casacio (University of Surrey), que são pesquisadoras de relevância internacional, deram o ponta pé inicial na série, trazendo perspectivas inspiradoras sobre a Biologia Quântica.

Clarice, que se declara física de carteirinha, disse: “O momento é agora e a hora é já! O mundo inteiro está começando a trabalhar em Biologia Quântica e não existe um líder natural no tema.” Ela expressou sua convicção de que o Brasil deve investir na Biologia Quântica, pois, segundo ela, ‘o trem está pronto para partir e precisa de um condutor.’

Catxere começou sua jornada na física e posteriormente migrou para a engenharia ótica, aprofundando-se, em seguida, na Ótica Quântica. Quando Marcelo questionou qual fenômeno ele considerava o mais bonito e interessante, aquele que seria extremamente difícil de explicar apenas com a física clássica, Catxere mencionou o fascinante caso dos pássaros migratórios e os criptocromos presentes em suas retinas. Esses criptocromos atuam de maneira quântica, permitindo que as aves percebam as linhas magnéticas da Terra, revelando assim um dos muitos mistérios da natureza.

Clique na imagem abaixo para assistir ao 1º episódio:

Compartilhar


Veja também