As informações abaixo se referem ao Edital Ciência Pioneira — Pesquisadores em consolidação
de carreira independente 2024. Esta página é periodicamente atualizada ao longo do processo seletivo. Segue com dúvidas? Escreva para contato@cienciapioneira.org.
Que tipo de pesquisa a chamada pública vai apoiar?
A chamada pública da Ciência Pioneira busca apoiar projetos de pesquisa fundamental que abordem grandes perguntas nas áreas de ciências da saúde e biomédicas, bem como nas suas interfaces com as ciências exatas. Grandes perguntas são aquelas que desafiam o conhecimento científico atual, oferecem novas perspectivas de avanço ou aprofundam a compreensão em áreas científicas específicas. O foco é em projetos originais e ousados, especialmente aqueles que apresentam alto grau de risco e inovação. Projetos que apenas replicam trabalhos anteriores não serão apoiados. Projetos de pesquisa clínica ou de desenvolvimento tecnológico tampouco são objeto deste edital. É essencial que haja uma contribuição nova e significativa para o campo.
Os pareceres de avaliação serão divulgados?
Candidatos não selecionados para a Fase 2 não receberão pareceres sobre suas pré-propostas. No entanto, candidatos cujas propostas chegarem à etapa final receberão parecer dos avaliadores, independentemente de serem aprovadas para financiamento.
Como submeter uma proposta ao edital?
As propostas devem ser submetidas eletronicamente por meio do portal da Ciência Pioneira na plataforma Fluxx nos prazos estabelecidos na chamada.
Como é estruturado o processo de seleção?
O processo de seleção é dividido em duas fases. Na Fase 1, os candidatos devem enviar uma pré-proposta contendo informações básicas sobre o projeto. As pré-propostas serão avaliadas por revisores, e os projetos que atenderem aos critérios de elegibilidade e mérito científico serão selecionados para a próxima etapa. Na Fase 2, os candidatos escolhidos deverão enviar uma proposta completa. Tanto a pré-proposta (Fase 1) quanto a proposta completa (fase 2) devem ser redigidas em inglês. A etapa final do processo inclui uma entrevista em inglês com os proponentes.
É necessário incluir um orçamento detalhado na minha proposta?
Somente na Fase 2. Na Fase 1, a pré-proposta não precisa incluir um orçamento. Candidatos selecionados para a Fase 2 devem enviar propostas completas, o que inclui um orçamento simplificado. Após a divulgação dos resultados dessa segunda fase, os candidatos selecionados para financiamento terão duas semanas para detalhar o orçamento, ajustando-o conforme as normas dos financiadores (Faperj e Ciência Pioneira). No caso dos recursos da Ciência Pioneira, as despesas poderão ser ajustadas ao longo da execução do projeto entre as diferentes rubricas do orçamento.
Os apoios da Ciência Pioneira por meio de chamadas públicas podem ser estendidos?
Os apoios da Ciência Pioneira por meio de chamadas públicas podem ser estendidos por mais três anos. Para isso, o projeto deve ser submetido e aprovado em um novo processo seletivo.
É possível que o pesquisador pague uma bolsa a si mesmo quando há previsão de exercer parte da pesquisa no exterior?
Não. O edital não permite a autorremuneração com os recursos. O valor doado por meio do edital tampouco pode ser portado para outros países.
Sobre a elegibilidade, o edital menciona que o candidato deve ter defendido o doutorado a partir de janeiro de 2015, com exceção para mulheres com filho. Há alguma exceção para pessoas que tiveram mobilidade internacional ao longo da carreira, como aqueles que fizeram doutorado-sanduíche?
A única exceção prevista no edital é para mulheres que tiveram filho no período.
Pesquisadores em pós-doutorado com vínculo de bolsista são elegíveis para o edital?
Pesquisadores em pós-doutorado sem vínculo trabalhista ou sem vínculo funcional formal (por exemplo, como professores ou pesquisadores visitantes, substitutos ou temporários) com instituições brasileiras de pesquisa não são elegíveis para este edital.
Um pesquisador com vínculo técnico em uma instituição de pesquisa (pública ou privada) é elegível para concorrer, considerando que também realiza atividades de pesquisa?
Se o/a candidato/a tiver obtido o título de doutor/a durante o período descrito no edital, e exercer atividades como líder de grupo pesquisa independente, ele/a pode concorrer.
É permitido que o projeto tenha dois pesquisadores responsáveis?
Para fins deste edital, apenas um/a único/a pesquisador/a deve ser designado/a como responsável pela proposta. Isso não impede que o projeto seja desenvolvido em colaboração com outros grupos de pesquisa, mas apenas um/a pesquisador/a deve ser indicado/a como proponente oficial.
Estrangeiros são aceitos?
Sim, desde que afiliados por meio de contrato trabalhista ou vínculo funcional formal a uma instituição brasileira. Os recursos provenientes do apoio por este edital não podem ser transferidos para instituição no exterior.
Se o diploma do doutorado ainda não tiver sido emitido, será aceita declaração ou ata de defesa?
A data de aprovação de doutorado, conforme declaração da coordenação do PPG, será observada no caso de diplomas de doutorado ainda não emitidos.
Qual tipo de documentação é aceita como comprovação de vínculo empregatício ou funcional?
Será aceita uma declaração em português em papel timbrado emitida pelo diretor do instituto, chefe de departamento ou equivalente que comprove o vínculo mencionado.
Qual é a data para a divulgação da lista de selecionados para a fase 2 e o convite para a submissão de propostas completas?
A data para a divulgação da lista de selecionados para a fase 2, bem como o envio do convite para a submissão de propostas completas, é 20 de dezembro de 2024.
Compartilhar