Ado Jorio de Vasconcelos é Professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é membro da Sociedade Brasileira de Física, da Academia Brasileira de Ciências, da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Academia Mundial de Ciências, e recebeu o “prêmio de associação à American Chemical Society” (2015-2018). Vasconcelos é um dos autores do artigo “Imagens espectrais Nano-Raman de vibrações localizadas em sistemas bidimensionais”, publicado no Enhanced Spectroscopies and Nanoimaging, em 2022.
Resumo: Aqui, relatamos a imagem hiperespectral nano-Raman dos sistemas de grafeno com base na microscopia óptica de campo próximo aplicada ao espalhamento Raman (TERS). As estruturas vibracionais e eletrônicas são moduladas dentro dos materiais relacionados ao grafeno, levando a mudanças em nanoescala no comportamento de elétrons e fônons que podem ser usados para formação de imagens espectrais. Além disso, utilizamos um feixe de íons focalizado em He para fazer nanolitografia em grafeno. Em seguida, mostramos que as pequenas características do grafeno feitas pelo feixe de íons focalizado no He só podem ser visualizadas sob imagens de espectroscopia em escala nanométrica. Também capturamos imagens de grafeno de bicamada torcida reconstruído de baixo ângulo, e nossas observações destacam a relevância de sólitons e pontos topológicos para as propriedades vibracionais e eletrônicas das estruturas, relevantes no contexto da twistronics.
Autores: Ado Jorio, Cassiano Rabelo, Rafael Nadas, Hudson Miranda, Thiago Vasconcelos, Bráulio S. Archanjo, Andreij C. Gadelha, Luiz Gustavo Cançado.
Compartilhar