Síntese Solvotérmica em um Pote de Pontos Quânticos de Carbono Coloridos para Aplicação em Díodos Emissores de Luz

Síntese solvotérmica em um pote de pontos quânticos de carbono coloridos para aplicação em díodos emissores de luz

4 de agosto de 2023

Pierre Fechine é Professor Associado do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: química de materiais, física do estado condensado, propriedades dielétricas e magnéticas, biomateriais e nanopartículas. Pierre co-escreveu o artigo “Síntese Solvotérmica de um Pote de Pontos Quânticos de Carbono Coloridos para Aplicação em Díodos Emissores de Luz”, publicado no periódico Nano-Structures & Nano-Objects, em 2022.

Resumo: Pontos Quânticos de Carbono Coloridos (PQCCs) têm características intrínsecas como componentes para a tecnologia diodo emissor de luz branca (WLED), mas ainda não são aplicados na indústria de iluminação atual. Neste trabalho, PQCCs foram preparados otimizando a rota sintética para obter uma carbonização solvotérmica simples e em uma etapa de ácido cítrico e uréia em dimetilformamida. A síntese a 166 °C por 11 h e 24 min (PQCC2) foi selecionada a partir de espectroscopia na região ultravioleta-visível (UV-Vis) e sua fluorescência indicou emissão em quase toda a região visível do espectro eletromagnético com uma excitação de 380 nm fonte e uma concentração de 0,22 mg mL −1. As propriedades morfológicas, estruturais e ópticas foram avaliadas e mostraram que as nanopartículas com dimensões entre 2 e 10 nm consistiam principalmente de átomos de carbono com grupos funcionais na superfície. O PQCC 2 foi incorporado em uma matriz polimérica (PVA) e as coordenadas do Índice de Reprodução de Cor (IRC) apresentaram melhor qualidade de cor do que um WLED comercial. Verifica-se que o PQCC2, de fácil síntese e ecologicamente correto, tem potencial para incorporação em matriz sólida, bem como aplicação em WLEDs para melhoria de dispositivos optoeletrônicos, substituindo pontos quânticos inorgânicos.

Autores: Sheyliane Maria Adriano Pontes, Vivian Stephanie Ferreira Rodrigues, Samuel Veloso Carneiro, José Joelson Pires Oliveira, Thiago Alves Moura, Alexandre Rocha Paschoal, Renato Altobelli Antunes, Davi Rabelo de Oliveira, Jéssica Ribeiro Oliveira, Lillian Maria Uchoa Dutra Fechine, Selma Elaine Mazzetto, Pierre Basílio Almeida Fechine, Claudenilson da Silva Clemente.

Leia o artigo aqui.

Compartilhar


Veja também