Conheça pesquisadores do IDOR e de outras instituições de ciência e tecnologia que colaboram em projetos da Ciência Pioneira.
Doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ com pós-doutorado pela University of California, San Diego (UCSD), nos Estados Unidos. Recebeu a Medalha Nacional do Mérito Científico em 2023 e atuou como research fellow nos Institutos Usona e Promega, também nos Estados Unidos. Suas pesquisas focam em células iPS, organoides cerebrais e pesquisa psicodélica, incluindo substâncias como LSD, 5-MeO-DMT e Ayahuasca.
Graduado em Ciências Biológicas pela UFMG e doutor em Genética pela UFRJ. Realizou pós-doutorado na área de Microbiologia e Imunologia na University of California, San Francisco (UCSF). Atualmente, é professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG, com estudos sobre HIV, HCV, SIV, Dengue, Chikungunya, Oropouche, Zika, Febre Amarela e Covid-19.
Graduada em Ciências Biológicas e doutora em Biofísica pela UFRJ. Realizou pós-doutorado em farmacologia molecular na University of California, San Francisco (UCSF), com bolsa Pew Latin American Fellows. Professora associada na UFRJ, pesquisa farmacologia molecular, neurofarmacologia, receptores canabinoides, vaniloides e dor.
Graduada em Ciências Biológicas e doutora em Química Biológica, ambos pela UFRJ, tem pós-doutorado em Neurobiologia da Doença de Alzheimer pela Northwestern University (EUA). Professora Associada na UFRJ, trabalha com pesquisas sobre Alzheimer, diabetes e doenças neurodegenerativas.
Graduado em Medicina e doutor em Clínica Médica pela FMRP-USP. Realizou pós-doutorado no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor titular da FMRP-USP, com foco em neoplasias hematológicas, fisiopatologia e desenvolvimento de novas estratégias de tratamento para leucemias agudas.
Médico pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Patologia Humana pela mesma instituição, Bruno Solano é pesquisador em Saúde Pública no Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-BA) e no IDOR. Seu trabalho foca em terapia celular, medicina regenerativa, edição gênica, CRISPR/Cas9 e estudos de biomarcadores.
Professora assistente na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), engenheira quântica especializada na investigação de como a física quântica influencia a biologia em nanoescala. Destaque para o desenvolvimento de nanosensores que utilizam efeitos quânticos para medir a temperatura em ambientes ruidosos.
Graduado em Física pela UFC, é fundador e cientista-chefe da Bright Photomedicine. Mestre e doutor em Física pela USP, com um ano de doutorado sanduíche no Centro Wellman para a Fotomedicina da Escola de Medicina de Harvard. Seus interesses incluem fotomedicina, interação laser-tecido biológico, laser de baixa intensidade, óptica biomédica e fotoneuromodulação.
Professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas. Recebeu prêmios como o Somiya Award (2009), Scopus Brasil (2009), ICTP Prize (2012), Georg Forster Research Award (2015) e a Medalha da Inconfidência Mineira (2016).
Bacharela e mestra em Física pela UFMG e doutora em Física pela UFRJ, com doutorado sanduíche no Center for Nonlinear and Complex Systems, na Itália. É membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências e bolsista de produtividade CNPq nível 2. Sua pesquisa foca em óptica quântica e informação quântica, com interesse particular em sistemas quânticos de geração de imagens, fundamentos da mecânica quântica, decoerência e emaranhamento.
Psicólogo pela PUCRS e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de Oxford. Completou pós-doutorado em Oxford com apoio da Wellcome Trust. Atualmente, é pesquisador do Max Planck Tandem Research Group no Instituto de Biociências da USP, com foco em Neurofisiologia, Psicofísica e Psicologia Cognitiva e Experimental.
Físico formado pela Unicamp e doutor em Física pela UFRJ, com pós-doutorado pelo Imperial College London. Atualmente, é professor titular na UFRJ, onde conduz pesquisas em ótica quântica, mecânica quântica e sistemas quânticos abertos. Suas colaborações internacionais incluem grupos da UFMG, Austrália, França, Itália, Espanha, Inglaterra e Singapura.
Graduado, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular da UFMG, com experiência em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em óptica quântica, informação quântica e fundamentos de mecânica quântica.
Graduado em Ciências Físicas pela Universidade de Buenos Aires e doutor em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo professor adjunto nesta instituição. Realizou pós-doutorado pela Universidade de Calgary (2015-2016). Especialista em informação quântica, óptica quântica, produção e manipulação de emaranhamento, comunicação quântica e metrologia quântica. Atualmente, é pesquisador do CNPq nível 2.
Psicólogo e pesquisador no IDOR e no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Possui mestrado, doutorado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Oxford e na Universidade de Coventry. Seus interesses de pesquisa incluem psicologia social da religião, espiritualidade, religião e saúde, dissociação e transtornos dissociativos, e transe em contextos religiosos.
Pesquisador do IDOR, com doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Sussex, onde se especializou na interação entre cultura, cognição e comportamento. Utiliza métodos experimentais e observacionais para examinar como diferenças individuais em valores, personalidade e experiências não ordinárias influenciam diversos grupos humanos.
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Ciências Morfológicas pela UFRJ, com colaboração do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Seus interesses de pesquisa incluem as bases evolutivas e neurais da cooperação e do comportamento social. Atualmente, é membro do grupo de Neurociência dos Valores e Crenças da Ciência Pioneira.
Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutor em Educação pela USP, foi professor nas universidades Federal de São Paulo e do ABC. Sua pesquisa explora a interseção entre Neurociências e Educação, com ênfase no papel das emoções na aprendizagem e na tomada de decisões.
Compartilhar