Ciência Pioneira lança clube do livro 

Ciência Pioneira lança clube do livro 

11 de dezembro de 2024

Leitura do livro “Life on the Edge: The Coming of Age of Quantum Biology” será mediada pela pesquisadora Dra. Clarice Aiello, da UCLA 

A Ciência Pioneira convida interessados em Biologia Quântica para participar de seu Clube do Livro, que será mediado pela pesquisadora Dra. Clarice Aiello, da UCLA, referência internacional na área. O projeto terá cinco encontros online e semanais, realizados às quintas-feiras, às 16 horas, nos dias 16, 23, 30 de janeiro, 6 e 13 de fevereiro. A cada encontro, dois capítulos do livro “Life on the Edge: The Coming of Age of Quantum Biology” serão debatidos, sendo essencial que os participantes mantenham a leitura em dia. 

O livro aborda como processos quânticos, como superposição e tunelamento, influenciam fenômenos biológicos, como a fotossíntese e a orientação de pássaros migratórios. Mais do que uma discussão científica, o Clube do Livro é uma oportunidade de ampliar o repertório intelectual em um ambiente colaborativo, promovendo conexões entre cientistas e entusiastas da área. 

A iniciativa reflete a missão da Ciência Pioneira de contribuir para o desenvolvimento da ciência de fronteira no Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio deste link. As vagas são limitadas.


Por que participar? 


O clube do livro da Ciência Pioneira é uma oportunidade para ampliar seu repertório científico em um ambiente colaborativo, com a participação de uma rede de cientistas dedicados à inovação e ao conhecimento. Outro motivo importante diz respeito ao potencial que os debates podem ter para transformar a forma de entender e estudar sobre a vida.  

Sobre Clarice Aiello: professora assistente da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), engenheira quântica interessada em como a física quântica informa a biologia em nanoescala. Ela é especialista em nanosensores que aproveitam os efeitos quânticos da temperatura da sala em ambientes ruidosos. Seu grupo de pesquisa, o Quantum Biology Tech (QuBiT) Lab, realizará medições quânticas em “sensores vivos”, tais como proteínas, células e microorganismos, para entender como interagem com seu ambiente. 

Compartilhar


Veja também