A fotobiomodulação personalizada modula a dor e altera o padrão de termografia em pacientes com osteoartrite de joelho: um estudo piloto randomizado duplo-cego

A fotobiomodulação personalizada modula a dor e altera o padrão de termografia em pacientes com osteoartrite de joelho: um estudo piloto randomizado duplo-cego

4 de agosto de 2023

Marcelo Sousa, fundador da startup brasileira Bright Photomedicine, PhD em Física (USP), com ênfase em Neurofísica, foi Pesquisador Visitante na Harvard Medical School e atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal do Ceará (UFC). É co-autor do artigo “A Fotobiomodulação Personalizada Modula a Dor e Altera o Padrão de Termografia em Pacientes com Osteoartrite de Joelho: Um Estudo Piloto Randomizado Duplo-cego”, publicado no periódico Photobiomodul Photomed Laser Surg, em 2022.

Resumo: A terapia de fotobiomodulação (TFBM) modula uma ampla variedade de processos biológicos, levando a efeitos anti-inflamatórios e analgésicos. Compreender os mecanismos subjacentes aos efeitos terapêuticos da TFBM continua sendo um desafio devido aos resultados variados observados entre comprimentos de onda, dosagem e local de aplicação. Nosso grupo de pesquisa têm dedicado muita atenção à customização e individualização da dosimetria para protocolos TFBM. Dados preliminares mostraram que o uso de um tratamento individualizado poderia solucionar resultados contraditórios relatados por estudos anteriores. Com base na literatura e em nossos dados preliminares sobre absorção de luz, o objetivo do presente piloto é determinar se nossa dosimetria individualizada é um método viável para auxiliar no controle da dor da osteoartrite (OA). Métodos: Este estudo piloto paralelo controlado de dois braços teve como objetivo avaliar se o TFBM personalizado pode ser eficaz no tratamento da dolorosa OA crônica do joelho. Trinta e um pacientes foram alocados aleatoriamente em grupos de tratamento e de placebo (irradiação simulada), e o procedimento de tratamento foi realizado duas vezes por semana, durante 5 semanas. O TFBM foi aplicado usando 850 nm com onda contínua e um total de 526-1402 J em cada sessão. A dosimetria individualizada foi escolhida com base no índice de massa corporal e na cor da pele de cada paciente. Questionários de qualidade de vida (QV) e análises de soro/urina foram realizados antes e após o término do tratamento. Tanto os examinadores quanto os participantes desconheciam a alocação dos grupos. As notas (escores) de dor foram reduzidos significativamente na 4ª, 5ª e 10ª sessões e permaneceram mais baixos 6 semanas após a terapia no grupo de tratamento quando comparado ao grupo placebo. Além disso, os resultados do grupo de tratamento melhoraram na pontuação dos questionários de qualidade de vida, no nível de dopamina e na microcirculação. Conclusões: Os presentes resultados fornecem evidências iniciais de que a fotobiomodulação personalizada (TFBM) reduz os níveis de dor a curto e médio prazo em pacientes com OA de joelho sintomática quando comparado ao grupo placebo. Além disso, fornecemos evidências de que o TFBM personalizado é capaz de melhorar a QV desses pacientes.

Autores: Nathali Cordeiro Pinto, Marcelo Victor Pires de Sousa, Nathalia Lopes Ferreira, Natalia Almeida Braga, Alexandre Aldred, Guilherme Gomes, George Miguel Góes Freire, Hazem Adel Ashmawi, Marucia Chacur.

Leia o artigo aqui.

Compartilhar


Veja também